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Como Fazemos?

Como Fazemos?

Trabalhamos em Rede

Trabalhar em rede é ter a oportunidade de gerar inteligência coletiva por meio da potencialização das ideias de todos os envolvidos. É poder entregar o melhor resultado aos clientes por contarmos com profissionais especialistas em diversas áreas de conhecimento. Assim, a Senses entrega soluções de aprendizagem completas, de ponta a ponta.

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Conheça nossa rede.

Nossos Cases

Veja abaixo alguns de nossos trabalhos.

Programa de Transformação da Liderança na Leroy Merlin

Demanda:

No início de 2015 quando se começou a falar de Mundo VICA, Indústria 4.0 etc., recebemos um pedido do Vice-Presidente de Recursos Humanos da Leroy Merlin para desenhar, a partir de escutas internas e de mercado, as competências do líder 4.0. E, após esse desenho, formatar um Programa de Transformação da Liderança.

Solução:

O primeiro passo foi ouvir executivos de empresas que já trabalhavam em rede e de forma colaborativa. Fizemos várias escutas incríveis. Consolidamos essas informações e as levamos para vários focus groups no cliente para depurar o que fazia sentido para a organização. Assim, chegamos às 6 competências-chave. Com esse material foi estruturado o PTL que contempla um Assessment inicial e um final, oito módulos de 8 horas cada, além de um acompanhamento com mentores e um processo de peer coaching. Toda essa jornada de transformação culmina na edição e publicação de um livro que consolida os resultados quantitativos e qualitativos de cada turma e também as histórias de transformação individuais e coletiva.

Resultados:

Já foram realizadas 7 turmas do PTL que abrangeram em torno de 80% dos diretores. Em 2019 foi o início da declinação do programa para os gerentes e em 2020 será iniciado o programa para equipes.

Esse programa, desenvolvido no Brasil, foi “exportado” para a matriz na França. Hoje as competências do líder 4.0 são utilizadas em todo o mundo Leroy Merlin como base para os comportamentos esperados de toda a liderança.


"A Senses é uma parceira com a qual mantemos uma aliança estratégica; desde sempre seus profissionais se demonstram altamente capazes de compreender a nossa realidade organizacional e por esse motivo conseguem coconstruir conosco soluções aderentes, pertinentes e transformadoras. Temos muito orgulho e satisfação de termos a Senses como um verdadeiro aliado no nosso desafio de desenvolver nossas Lideranças, seus profissionais realmente contribuem com a evolução da nossa Empresa"

Weber Niza, Diretor de Recursos Humanos Leroy Merlin

Líder por Valor Decathlon

Demanda:

A cultura organizacional e o modelo de negócio da Decathlon tem como grandes direcionadores a liderança engajada por valores e a autonomia. Contudo, os desafios do negócio no Brasil, demandaram um aprimoramento ainda maior de suas práticas de gestão de pessoas e gestão de negócios para fazer frente aos desafios que vivem.

Solução:

A estruturação e facilitação de uma jornada de desenvolvimento denominada de Líder por Valor. O programa consiste de 4 módulos mensais intercalados por momentos de microlearning (pílulas de conteúdo) e também action learning.

Levando em conta o DNA do negócio, em cada módulo presencial há uma prática esportiva que tem a ver com os conteúdos/temas trabalhados. Exemplos são: Aikido, Yoga etc.

Resultados:

Para garantir o alinhamento com as expectativas e momento da organização, o início do projeto contemplou entrevistas individuais com 30% do público-alvo. Essa escuta genuína trouxe vários insights e também a possibilidade de um mergulho na realidade do cliente.

Em 2019 foi realizada a primeira turma com a alta diretoria da empresa. Em 2020 o programa continua.


"O programa Líder por Valor, desenvolvido pela Senses veio ao encontro de nosso momento de desenvolvimento dos líderes em um processo de transformação. Foi essencial. Saímos do programa mais maduros e preparados para o mercado na prática. Na continuidade entendemos que somos os principais responsáveis e que a parceria com profissionais qualificados em excelência no desenvolvimento humano fez toda diferença! Eu Recomendo!"

Andréia Taveira, Gerente de Recrutamento e Desenvolvimento


Programa de Transformação de Líderes Estée Lauder

Demanda:

A The Estée Lauder Companies tem vários programas de desenvolvimento globais para a sua alta liderança. Em 2019 o segundo nível de liderança da companhia foi o principal foco de desenvolvimento da liderança. A partir da análise das competências globais, foi escolhida a principal temática a ser trabalhada: Protagonismo.

Solução:

Desenvolvimento de um programa que contempla três principais trilhas: Autoconhecimento, Liderança e Relacionamento Interpessoal/Comunicação. Foram estruturados seis módulos de 8 horas cada aplicados com todo o segundo nível de liderança. Esses módulos são intercalados por pílulas de conteúdo enviadas semanalmente por WhatsApp.

Resultados:

Depois de 9 meses de programação o módulo final consistiu em uma experiência regada por protagonismo. Os participantes estruturaram oficinas a partir dos conteúdos, metodologias e vivências do programa e aplicaram essas oficinas com a alta gestão. Além disso, trouxeram vários exemplos práticos de aplicação do conhecimento apreendido na sua realidade cotidiana.


IMA: Integração, Motivação e Alinhamento na Givaudan

Demanda:

A Givaudan tem dois grandes negócios: essências e fragrâncias. Ambas são atendidas pela Diretoria de Operações que tem como foco cuidar de todo o processo de Produção e Supply Chain. Em 2017 um novo diretor vindo de fora do Brasil assumiu essa diretoria. O seu pedido foi de trazer os gerentes das várias áreas mais perto do processo estratégico e decisório. Assim, foi criado o IMA: Integração, Motivação e Alinhamento.

Solução:

O IMA consiste em encontros semestrais com toda a liderança e que têm como propósito serem momentos de reflexão estratégica. Desde 2017 a Senses vem desenvolvendo esses encontros que são desenhados a 6 mãos (clientes, RH e consultoria). A cada encontro é realizada uma atividade que tem como propósito trazer os participantes para uma reflexão estruturada sobre os principais temas a serem trabalhados no semestre.

Resultados:

Esses encontros têm sido realizados desde 2017 e, segundo o próprio diretor da área são chave para o atingimento dos resultados que o negócio demanda.


"A Soraya tem o dom de captar o que os gestores precisam e transformar em um WS de impacto! Sou muito feliz de poder contar com essa parceria de sucesso!”

Natália Moraes Silvestre - Gerente de Recursos Humanos


Workshop Melhores Formas de Dizer Adeus: Iniciando um Novo Ciclo na Novo Nordisk

Demanda: A Novo Nordisk realiza pesquisas clínicas em vários centros de pesquisa pelo Brasil. Essas pesquisas têm uma duração estimada e, ao final do processo, os coordenadores são responsáveis por “dizer adeus” aos pacientes, proporcionando o máximo conforto possível nesse momento. 


Solução: Dada a demanda apresentada, a Senses estruturou um workshop que contemplou atividades de autoconhecimento, empatia, comunicação e inteligência emocional. Ao final da vivência dessas competências, foi realizado um World Café com a pergunta: Quais os cuidados que iremos tomar para garantir a melhor forma de dizer adeus? 


Resultados: O grupo de 30 coordenadores e 7 monitores realizou atividades práticas e interativas que focaram como lidar com situações difíceis e a possível frustração dos pacientes, desenvolvendo estratégias de comunicação para atuar nesses momentos. 


“O workshop contribuiu muito para prepararmos a equipe para aquele momento do estudo. Todos os coordenadores que participaram deram feedback positivo sobre o treinamento, que apresentou técnicas aplicáveis no dia a dia de trabalho da equipe.”

Mariana Carbonaro Marques – Novo Nordisk
Assessment para Coordenadores de Supply Chain na Leroy Merlin

Demanda: A estrutura de Supply Chain Loja da Leroy Merlin Brasil está passando por um processo de transformação que irá impactar os seus coordenadores das lojas. Assim, foi solicitado o desenvolvimento de um assessment com o objetivo de identificar a Oferta Formativa e de Desenvolvimento a ser planejada? A finalidade é ajudar a melhor adaptação ao novo perfil requerido pela empresa. 


Solução: Desenvolvimento de processo que contemplou as seguintes fases: 

1. Análise do contexto 

2. Estruturação da Lógica dos Questionários 

3. Automação dos Questionários 

4. Envio e Controle 

5. Consolidação

6. Devolutiva 

7. Desenho da Oferta Formativa 


Resultados: A fim de garantir o comprometimento e otimizar recursos (de tempo e financeiros), este projeto foi conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da Leroy Merlin e consultores da Senses. O resultado foi excelente: houve leveza, compartilhamento de conhecimento e troca de boas práticas.


“A consultoria Senses tem sido um grande suporte para o projeto de transformação humana que estamos implementando na área de Supply Chain da Leroy Merlin. A Senses tem nos apoiado com formações de Comunicação para a equipe Gerencial e também na construção de um assessment cujo objetivo é definir a Oferta Formativa e de Desenvolvimento para os coordenadores de Supply Chain (logística). O envolvimento da Senses vai além de entregar um projeto. Eles atuam como parceiros, se envolvendo e se preocupando com todo o processo.”

Rainer Colombani – gerente A&D da Leroy Merlin
Programa de Desenvolvimento das Médias Lideranças no ICr-HCFMUSP

Demanda: O CGP – Centro de Gestão de Pessoas do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP) solicitou à Senses um programa de desenvolvimento e capacitação de sua média liderança. Esse público, composto por profissionais com formação universitária ligados a diferentes áreas – fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos, entre outros – vive uma rotina muito estressante. Assim, foi necessário mesclar a consistência de conteúdo com a leveza na forma a fim de gerar maior retenção e consequente aplicação prática.


Solução: No módulo principal customizamos o jogo-treinamento Kabah, utilizando as seguintes competências: Comunicação Assertiva, Resiliência Estratégica, Inteligência Emocional e Liderança Situacional. Os participantes desenharam os seus planos de autodesenvolvimento, que foram reforçados 3 meses depois, na realização de team coachings. 


Resultados: Participaram deste programa mais de 70 profissionais da média liderança. Na avaliação de reação, usando uma escala de 1 a 5, os resultados médios foram: 

Turma 1: 4,57 

Turma 2: 4,58 

Turma 3: 4,62 


“Após uma intensa pesquisa de mercado, optamos pela Senses por apresentar uma proposta inovadora e bem diferente do que o mercado atual pratica. Assumimos este desafio com uma parceria muito próxima na customização do treinamento. Além disso, outro diferencial foram as entrevistas com os principais gestores, para propiciar uma visão mais solução mais adequada à nossa realidade. O treinamento foi impactante, motivador, criativo e, acima de tudo, inovador. O resultado atendeu plenamente às nossas expectativas.”

Adorinda Gabriel Lamana e Quésia Klem – Gestão de Pessoas do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP).

Treinamento de Excelência Operacional na Onofre

Demanda: Entre as iniciativas de desenvolvimento profissional para a implementação do Projeto de Excelência Operacional, a Onofre realizou um evento com todos os seus gerentes de loja. Convidou a Senses para coconduzir um encontro a fim de trazer mais leveza e maior retenção dos conteúdos técnicos e processuais apresentados. 


Solução: A solução entregue contemplou a análise dos novos processos, a fim de desenhar e facilitar um workshop customizado de dois dias de duração. Foi realizada uma série de atividades focadas em conceitos como protagonismo, inovação, comunicação com clientes e colaboradores, liderança, colaboração e trabalho em equipe. Como pano de fundo e para trazer mais leveza ao trabalho, utilizamos personagens da série Harry Potter. Ao longo de todo o treinamento, trabalhamos com a equipe o acompanhamento do resultado de cada dinâmica, mostrando a aplicação de indicadores no processo por meio das metas das dinâmicas e seus resultados. 


Resultados: O workshop de dois dias apresentou de forma vivencial e interativa os principais processos, procedimentos e políticas de Excelência Operacional. O mote "Não é mágica, é método", criado pelo diretor de RH para o programa, foi amplamente internalizado pelos participantes, trazendo mais eficácia e leveza para o seu dia a dia. 


“O trabalho da Senses possibilitou reflexões importantes na condução das informações do projeto de Excelência Operacional na Drogaria Onofre. Os consultores demonstraram competência técnica, sinergia e dedicação para atingir o resultado esperado (entendimento, quebra de paradigmas e satisfação). Objetivo alcançado!”

Luciano Polastri Sampaio – Treinamento & Desenvolvimento da Drogaria Onofre


Treinamento de Estilos de Liderança Líderes de Khan para gestores da MAPFRE

Demanda: Ter um treinamento na grade da Universidade Corporativa da MAPFRE que aprimorasse o autoconhecimento dos líderes e reforçasse a competência Liderança Engajadora. 


Solução: A customização do treinamento Líderes de Khan. 


Resultados: Após a realização de um assessment 360o, os gestores da MAPFRE participaram do jogo-treinamento de 16 horas de duração. Durante 2 dias, viveram uma aventura de descoberta na qual construíram o conhecimento sobre os 8 Estilos de Liderança trabalhados. Foram trabalhadas de forma lúdica e interativa as características, os pontos fortes e os cuidados de cada um dos estilos. Ao final, receberam a devolutiva do seu assessment e desenharam, individualmente, um plano de autodesenvolvimento. Após um mês, se reuniram novamente para um team coaching. 


“No curso Líderes de Khan, além de reforçar os estilos de liderança, os gestores participantes recebem uma noção muito maior de como e quando utilizar cada um deles e como trazer ao dia a dia a liderança engajadora – e, o mais importante, todo o conteúdo apresentado de forma lúdica e muito interativa. Houve uma entrega muito grande de nossos gestores durante o período do curso e as evoluções foram apresentadas após um mês em nosso team coaching.”

Lia Cairo – coordenadora de Desenvolvimento e Mobilidade da MAPFRE

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