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Entrevista com Jaqueline Araújo, consultora de imagem

Depois de muitos anos trabalhando em diversas empresas, observando e estudando o comportamento humano, fica cada vez mais clara a necessidade de trabalhar uma competência que muitas empresas deixam de fora: a competência estética, ou seja, a imagem. Não estamos falando a respeito de beleza, mas sim da imagem que cada um tem o poder de transmitir. A imagem é comunicação não verbal, composta de aparência, expressões faciais, linguagem corporal,  entre outros itens que podem fortalecer ou enfraquecer a mensagem que queremos passar para o mundo. Um colaborador ao se sentir confortável e seguro de sua imagem pode trazer grandes resultados para a companhia.

A Senses fez uma entrevista com a Jaqueline Araújo da Olhar Estrategia de Imagem, especialista nesse assunto e nossa parceira em diversos projetos para trazer um pouco mais sobre esse assunto para todos nós.

Esperamos que gostem!


Você é consultora de imagem, certo? Há quanto tempo e como começou?

Sim, sou consultora de imagem há 12 anos! Eu trabalhava em outra empresa, numa área internacional, que eu gostava muito, mas me interessei pela consultoria. Fiz 2 cursos, um deles super aprofundado, e comecei a atender. Nessa época o atendimento em consultoria ficou sendo minha segunda atividade e durante 6 anos eu me dividi entre a empresa anterior e meus clientes individuais. Atendia após meu horário e aos finais de semana. Foi uma época corrida, mas que valeu muito a pena e eu faria tudo novamente! A consultoria foi crescendo, tanto no conhecimento das pessoas quanto na minha própria rotina e fui me envolvendo cada vez mais. Até que em agosto de 2011 fundei a Olhar Estratégia de Imagem com outros sócios e em março de 2012 me desliguei do emprego anterior para me dedicar 100% à consultoria de imagem! E é o que tenho feito desde então, com algumas mudanças... hoje não tenho mais sócios na Olhar e trabalho com empresas parceiras e consultoras assistentes. Também faço algo que sempre quis, desde quando fundei a empresa: dar treinamentos para empresas que entendem como a imagem de seus colaboradores impacta a imagem da própria empresa.

Como é a rotina de um consultor de imagem?

Nós não temos rotina, Rute! Para mim essa é uma grande vantagem. Na mesma semana posso estar na casa de uma cliente analisando seu guarda-roupa, dar um treinamento para uma empresa super formal (como um escritório de advocacia), fazer um evento em loja, dar mentoria para uma aluna que está dando seus primeiros passos, fazer pesquisas em lojas, revistas e internet... não existe um dia igual ao outro e tudo depende da área que o consultor quer atuar. As opções são muitas.

Você entende que a imagem pode ser trabalhada como uma competência, da mesma forma que trabalhamos empatia, por exemplo?

Eu trato a imagem como uma competência, nossa competência estética. Temos competências técnicas, gerenciais, éticas e também as competências estéticas, que incluem uma gama de componentes da comunicação não verbal. Nosso visual, nossa aparência é apenas um desses componentes e todos podem e devem ser aprendidos e desenvolvidos. Como toda competência, ao considerar perfis de personalidade diversos, o grau de sucesso nesse aprendizado varia de pessoa para pessoa, da dedicação, do comprometimento e até da sensibilidade de cada um.

Conte-nos um pouco do processo, tem alguma trilha que podemos sugerir para nossos parceiros, como funciona?

Hoje muito se fala em Marca Pessoal, e a consultoria de imagem é um dos caminhos que um estrategista em marcas pessoais precisa necessariamente considerar, pois imagem é uma das ferramentas de comunicação mais poderosas que existe.

Dentro de um processo de consultoria, que tem duração média de 2 meses, o consultor estuda todos os componentes visuais de seu cliente, investiga e analisa sua rotina, suas necessidades e vontades para então propor uma identidade visual condizente com a mensagem a ser transmitida e a partir daí, dar prosseguimento à parte prática. Um processo de imagem nada mais é do que alinhamento da forma ao conteúdo. Considerando que nosso conteúdo não é a primeira coisa a ser percebida pelos outros, é extremamente importante que nossa imagem seja a mais fiel tradução do que temos a apresentar. (Uma curiosidade? Minha formação inicial é Tradução e Interpretação, assim “traduzir” é realmente uma palavra muito presente em meu propósito.)

Para que os resultados sejam efetivos, é necessário o acompanhamento de um consultor de imagem. Porém, recomendo 5 pontos que podem ser observados pelos nossos colegas e parceiros:

1. Conheça seu corpo

Olhe-se no espelho, com carinho e sem críticas. Conheça o formato de seu corpo e comece a prestar atenção em seus pontos fortes. Aprenda a valorizar a parte que considera mais bonita em você.

 

2. Analise seu rosto

Está há tempos com o mesmo corte de cabelo? Ele tornou-se sua marca e ainda o favorece ou seria hora de mudar? Uma dica especial para as mulheres: se você vive de cabelo preso, talvez seja hora de considerar um bom corte, mais curto inclusive. Nosso cabelo sempre vale nosso maior investimento, já que ele é o “acessório” que usamos todos os dias.

 

3. Use mais cor

A cor tem o poder de elevar nosso astral. Que tal experimentar um pouco mais de cor nas suas produções? Observe que cor está usando quando mais te elogiam e abuse das combinações.

 

4. Pense em suas qualidades não visíveis

Quais os pontos fortes de sua personalidade? Pelo que te elogiam? Pelo que você é procurado e o que se sente bem ao fazer? Isto está presente de alguma forma em seu visual?

 

5. Evite se comparar

Entenda que somente a comparação com sua própria versão anterior, e não com outras pessoas, é possível.

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